PESQUISAR ESTE BLOGUE

28.11.12

A CBF DOS FILHOTES DA DITADURA VAI DE MAL A PIOR

Como deputado lambe-botas dos militares, Marin era
fã extremado do hediondo delegado Sérgio Fleury
Luiz Felipe Scolari é o técnico escolhido para dirigir a Seleção Brasileira pela dupla de filhotes da ditadura José Maria Marin/Marco Polo Del Nero, cuja condição de antigos colaboradores do regime militar já foi exaustivamente provada pelo Juca Kfouri.

Foi a PIOR escolha possível. Assim como Dunga, trata-se de um antigo cabeça-de-bagre dos gramados, que jamais esqueceu de como era humilhado pelos craques. Depois, na condição de técnico, passou o resto da vida priorizando a transpiração e  detestando os que têm inspiração. 

No seu caso, o ressentimento dos limitados contra os naturalmente talentosos atinge o paroxismo. Sempre preparou as equipes para a guerra, não para competições esportivas. Daí  suas conquistas serem quase todas em torneios de curta duração, nos quais o aguerrimento  às vezes prevalecia.  

Antes de se tornar totalmente superado, como está agora, ele vencia mata-matas --e não medíocres como a Copa do Brasil 2012, que provavelmente será seu canto do cisne. Sempre apostando em defesas bem fechadas e algo desleais, num lançador (desde Arce até Marcos Assunção) e num artilheiro (de Jardel a Barcos). O futebol reduzido a um mínimo às vezes suficiente, mas sempre tosco e sem brilho.

Só que, após a conquista do Mundial de 2002, até como técnico  motivador  ele tem fracassado melancolicamente. 

Jogadores do Palmeiras sabotaram Felipão por
ter colocado as torcidas organizadas contra eles
Foi o maior responsável pelo rebaixamento do Palmeiras, tendo perdido totalmente a autoridade moral sobre o elenco quando os jogadores ficaram sabendo que, por meio de um capacho, ele vazara às torcidas organizadas o nome de jogadores baladeiros, para que os brucutus os fossem hostilizar.

Como os boleiros detestam traíras, o Palmeiras, a partir daí, convulsionou-se e entrou inexoravelmente no rumo da 2ª divisão.

E, perante quaisquer esportistas de verdade, Felipão caiu do pedestal ao admitir que o Palmeiras entregasse jogos para prejudicar o Corinthians no Brasileirão 2010. Chegou ao cúmulo de liberar todos os titulares para férias antes da última partida.

O pior de tudo é que sua indicação é uma aposta dos saudosos do autoritarismo na fabricação de um clima patrioteiro, idêntico ao que havia no Brasil em 1970 e na Argentina em 1978. 

Não funcionará, é claro, com o Brasil tendendo a ser detonado pela Argentina do grande Messi ou pela excelência do jogo coletivo da Espanha e Alemanha. Para superar nossa evidente inferioridade diante de tais adversários, precisamos de técnicos estrategistas, não trogloditas.

Se seguirmos adiante com Marin, Del Nero e Felipão, o  maracanazzo  de 1950 não vai se repetir... porque sequer chegaremos à finalíssima. O mais provável é nem passarmos das quartas-de-final, com o  mestre  Felipão se igualando a seu discípulo Dunga.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog